ARQUIVO CONTEMPORÂNEO
Prestação de serviços de organização de arquivos, digitalização, microfilmagem e guarda de documentos.

Microfilmagem de Documentos

O processo de microfilmagem dos documentos compreende as seguintes etapas: 
PREPARAÇÃO:
Após a definição dos documentos a serem microfilmados, é procedida a limpeza, a recuperação e a ordenação dos documentos, eliminando clipes, grampos, fitas adesivas, sujeiras e outros elementos estranhos, que possam obscurecer o seu conteúdo. É também, executada a recuperação dos documentos amassados e rasgados, através de técnicas e materiais adequados. São desencadernados os itens com margem interna muito pequena, determinando divisões dos rolos, e criando e inserindo as sinaléticas correspondentes. 
Na ausência de páginas ou qualquer outro documento complementar, é comunicado ao CLIENTE, que definirá a liberação ou não da microfilmagem de tais documentos. 
 
A montagem dos rolos considera:

  • Nº do Rolo
  • Imagem de Abertura 
  • Guia de Remessa Descritiva
  • Sinaléticas indicando: nº de luz, nº de redução, indicativo da forma de organização, documentos dilacerados e ou ilegíveis, cartão de resolução e folha em branco
  • Imagem de Encerramento  

MICROFILMAGEM:
É realizada em microfilmadora planetária de 16mm (dezesseis milímetros), com redução compatível às dimensões do original e à largura do filme. São utilizados microfilmes originais à base de sais de prata 16mm. 
Na operação de microfilmagem, todos os documentos, sempre que possível, são posicionados em um único sentido e centralizados, de maneira a obter-se uniformidade de disposição, facilitando a leitura e tiragem de cópias em equipamentos periféricos.  
Cabe ao CLIENTE estabelecer, mediante identificação de prioridades, a ordem de microfilmagem da documentação e possíveis alterações, visando preservar a continuidade dos trabalhos nos setores objeto de novo tratamento documental. 
 
DUPLICAÇÃO:
É produzido 01 (um) microfilme original negativo (base prata) e 02 (dois) conjuntos de microfilmes para consulta (base diazo), sendo permitida a duplicação dos mesmos. 
Todos os microfilmes duplicados serão em filme "diazo" de 16mm. As cópias "diazo" geradas serão entregues em caixas apropriadas para microfilme, contendo etiqueta com a indicação do número do rolo, e outras informações necessárias. 
  
CONTROLE DE QUALIDADE:
Os microfilmes são de alta definição e apresentam densidade uniforme. O controle de qualidade é feito em dois níveis: aferição dos aspectos laboratoriais (testes de densitometria, resolução, controle químico) e inspeção ótica (revisão visual de 100% das imagens). 

INDEXAÇÃO:
A ARQUIVO CONTEMPORÂNEOindexará os documentos pelos descritores a serem definidos juntamente com o CLIENTE. 
 
ARMAZENAMENTO DOS DOCUMENTOS:
Após a microfilmagem os documentos são rearquivados nos suportes originais, conforme necessidade apresentada pelo CLIENTE e devolvida ao local de origem. 
Nota: Todo o processo de microfilmagem é realizado de acordo com o Decreto no 1.799, de 30 de janeiro de 1996, e todas as disposições posteriores e normas técnicas pertinentes.