ARQUIVO CONTEMPORÂNEO
Prestação de serviços de organização de arquivos, digitalização, microfilmagem e guarda de documentos.

Organização de Bibliotecas

TRATAMENTO TÉCNICO
Atividades:
a) Receber os documentos a serem inseridos ao acervo via aquisição, doação, permuta ou outra forma;
b) Quando necessário, selecionar os documentos que são de interesse do cliente/usuário de acordo;
c) Definição do layout, tipo de mobiliário e software necessários;
d) Elaboração dos Livros de Tombo e de Registro;
e) Classificar o livro segundo a CDU – CLASSIFICAÇÃO DECIMAL UNIVERSAL;
f) Catalogar (CCAA2 ou MARC);
g) Indexar (Tesauros) ou adaptados à realidade da ANCINE;
h) Classificar o(s) autore(s) segundo OCLC DEWEY CUTTER PROGRAM;
i) Registrar no software gestor de arquivo o livro;
j) Fazer etiqueta de identificação, colar e encaminhar para a biblioteca/gerências onde o mesmo será armazenado;
k) Armazenar os documentos no respectivo espaço físico (estante, prateleira);
l) Treinamento da Equipe Operacional no Software Gestor do Acervo. 
 
ATENDIMENTO A CONSULTAS, EMPRÉSTIMO E DEVOLUÇÕES DE DOCUMENTOS
Atividades:
a) Receber a solicitação através de diferentes canais de informação (telefone, fax, e-mail ou pessoalmente);
b) Registrar a solicitação; 
c) Pesquisar o(s) documento(s) solicitado(s) nos sistemas gestores do acervo, dependendo da necessidade;
d) Verificar se o(s) documento(s) solicitado(s) foi(ram) arquivado(s). No caso de arquivado e não localizado, caracteriza-se serviço não conforme;
e) Caso seja(m) localizado(s) o(s) documento(s) solicitado(s), o atendimento será realizado;
f) No caso de empréstimo, registrar o empréstimo no software gestor de arquivo ou documento/registro definido pelo cliente, dependendo do caso;
g) Enviar o(s) documento(s) solicitado(s) ao requerente;
h) Receber o(s) documento(s) emprestado(s);
i) Dar baixa do empréstimo no documento/registro definido pelo cliente ou no software gestor do acervo, quando for o caso;
j) Rearquivar o documento devolvido no seu respectivo local de armazenagem;
k) Caso não seja(m) localizado(s) o(s) documento(s) solicitado(s), é comunicado imediatamente ao requerente, justificando o motivo da não recuperação do(s) mesmo(s); Possíveis Justificativas: documento não enviado ao acervo, documento não existente no acervo ou documento emprestado anteriormente.